Infometria
A infometria está baseada na literatura científica e técnica sobre Medicina Tradicional e Complementar (MTeC) indexada nas bases de dados MEDLINE, LILACS e WHOLIS até maio/2017. Cerca de 160 mil registros bibliográficos foram incluídos na análise e estão distribuídos por matéria, revista, país, tipo de estudo, idioma e ano de publicação. É possível combinar os elementos de cada grupo e chegar à lista de títulos dos documentos. A análise de infometria pode ser aplicada para identificar a concentração ou vácuos da produção científica disponível sobre a MTeC na literatura internacional. Clique aqui.
Estratégia da OMS sobre medicina tradicional 2014-2023
A estratégia da OMS sobre medicina tradicional 2014-2023 foi desenvolvida como resposta à resolução da Assembleia Mundial da Saúde sobre medicina tradicional (WHA62.13) e tem a finalidade de ajudar os Estados Membros a desenvolver políticas dinâmicas e aplicar planos de ação que reforcem o papel da medicina tradicional na manutenção da Saúde das pessoas (http://www.who.int/medicines/areas/traditional/definitions/en/).
Os objetivos da estratégia consistem em apoiar os Estados Membros para que:
a) aproveitem a contribuição potencial da MTeC à Saúde, ao bem-estar e à atenção de Saúde centrada nas pessoas, e
b) promovam a utilização segura e eficaz da MTeC através da regulamentação e da pesquisa, bem como mediante a incorporação de produtos, profissionais e práticas nos sistemas de Saúde, conforme corresponda.
Políticas, programas e planos nacionais
Sempre que possível, integrar a medicina tradicional aos sistemas nacionais de Saúde mediante o desenvolvimento e a aplicação de políticas e programas nacionais sobre medicina tradicional.
Buscar na BVS
Segurança, eficácia e qualidade
Promover a segurança, eficácia e qualidade da medicina tradicional mediante a ampliação da base de conhecimentos e a prestação de assessoria sobre normas regulamentares e de garantia da qualidade.
Buscar na BVS
Regulamentação de produtos, práticas e profissionais
Promover a utilização segura e eficaz da MTCI através da regulamentação e da pesquisa, bem como mediante a incorporação de produtos, profissionais e práticas nos sistemas de Saúde, conforme corresponda.
Buscar na BVS
Integração nos sistemas de Saúde
O aumento do interesse pela MTCI exige sua integração mais estreita aos sistemas de Saúde. As instâncias normativas e os usuários deveriam examinar de que maneira a MTCI pode melhorar a experiência do paciente e a saúde da população. É preciso melhorar a disponibilidade e a acessibilidade à MTCI, especialmente seu acesso às pessoas pobres.
Buscar na BVS
Formação e capacitação de profissionais
Melhorar a segurança e a prática qualificada da MTCI através de regulamentos relativos à qualidade, quantidade, certificação e estruturas de formação de profissionais da MTCI, em particular os profissionais de medicina convencional que utilizam a MTCI.
Buscar na BVS